SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DEMÉTRIUS MONTENEGRO, UM ARTISTA DE PRIMEIRA LINHA, NOVA CRUZ/RN LHE AGRADECE!


Demétrius Montenegro – Da Penumbra ao Abstrato
                          Um dos maiores artistas plásticos do país, Demétrius Montenegro é fruto das penumbras dos desejos gestacionais de sua matriarca a professora Maria de Fátima Borges, que pintou seu enxoval ainda grávida, e do pensamento abstrato de seu genitor Marcos José Montenegro de Barros, um autêntico representante do magistério nordestino.
                    Transeunte do litoral ao agreste. De Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde nasceu, a Nova Cruz, cidade-polo agrestano, onde mora, para a paradisíaca Praia da Pipa, no litoral sul potiguar, onde tem seu atelier, Demétrius revira as penumbras de seu inconsciente para encontrar as cores que marcam o abstrato de suas caricaturas de pele negra e cabelos indígenas, oferecendo elementos não-academizantes para a conformação de uma estética quilombista-indigenista.
Demétrius Montenegro com Epitácio Andrade e telas expostas
                     No universo de cores e relações sociais demetriano, alguns adereços e utensílios de origem estrangeira são assimilados à matriz étnica índio-negra para representar no quotidiano, sentimentos como solidariedade, compartilhamento, pertencimento e delicadeza, herdados das comunidades tradicionais.
A Hora do Angelus
                     Artista engajado, vanguardista e contemporâneo, que transita do erudito à cultura popular, Demétrius Montenegro está na labuta da transformação social para um mundo ecologicamente harmônico. Tive a honra de receber de sua autoria “Ida à Escola”, durante o lançamento de meu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, na terra onde reside, Nova Cruz, capital do agreste potiguar.
“Ida à Escola”, de Demétrius para Epitácio, de “A Saga dos Limões”
                         “Da Penumbra ao Abstrato” é um convite à contemplação do belo! Que venham todos e todas a exposição cultural de Demétrius Montenegro, no dia 24 de Novembro de 2012, a partir das 19 horas, na Galeria Montenegro, na rua principal da Praia da Pipa/RN.   
Fonte: Cosmogoni ( Epitácio Andrade).

" Gostaria de registrar os meus sinceros agradecimentos ao amigo e grande artista, Demétrius Montenegro, filho do meu grande amigo, MARCOS GUERRA!  pelo convite feito pelo mesmo para comparecermos a esta grande festa cultural.  Com certeza estaremos prestigiando este acontecimento único para nós, por se tratar de coisas preciosas:  a preciosidade das obras deste grande talentoso artista e amigo, Demétrius Montenegro e segundo a oportunidade de poder divulgar esse trabalho maravilhoso.  Com certeza o Rio Grande do Norte agradecerá e reconhecerá este grande artista plástico, DEMÉTRIUS MONTENEGRO.  Amigo, muito obrigado e com certeza estaremos prestigiando seu belíssimo e maravilhoso trabalho." - EDUARDO VASCONCELOS, presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, radialista e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário