SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

HOMENAGENS NA MISSA DE 30º DIA DO FALECIMENTO DE FERNANDO LUIZ DE SOUZA, PRESIDENTE DA AMES-NOVA CRUZ/RN


 Familiares e amigos do Fernando Luiz de Souza junto com o Padre José Adelson
 A jovem Natália (Lagoa da Mata) homenageando o Fernando Luiz
 Eduardo Vasconcelos, amigo e presidente do CPC/RN, homenageando o Fernando Luiz
 Capela de Santo Expedito - NOVA CRUZ-RN (8º BPM)
 Apoio da Igreja Católica
 Presenças de amigos e familiares
 Fernandinha (sobrinha) e Lúcia (irmã) do Fernando
 "Bola", ex-cunhada e amiga do Fernando
 Senhor, Luiz, pai do Fernando
 Homenagem na camisa ao Fernando Luiz

 Sobrinhas e amigos do Fernando Luiz
 Gesile (sobrinha) e Andriely (vizinha) do Fernando Luiz
 Missa sendo celebrada pelo Padre Adelson
 Leitura sendo feita pela sobrinha do Fernando Luiz
 Capela com dezenas de amigos/as e familiares do Fernando Luiz
Padre José ADELSON celebrando a 30º missa do Fernando Luiz

Hoje, 30, o 30º dia do falecimento do amigo e irmão, FERNANDO LUIZ DE SOUZA, foi de muitas saudades, tristezas, mas também foi um dia de MUITAS HOMENAGENS LINDAS AO FERNANDO LUIZ!

A missa foi celebrada pelo Padre ADELSON e contou com a presença de vários familiares e amigos/as do FERNANDO.

Não preciso dizer o que Fernando Luiz de Souza representava para todos nós, mas gostaríamos de registrar que Fernando era alegria, solidariedade, companheiro, amigo, irmão e fraterno, qualidades que poucos tem.  Vamos lembrar de FERNANDO de maneira sincera, humilde e serena, pois era assim que ele queria ser lembrado, pessoa que praticava o bem todo santo dia!.  Iremos abaixo registrar as mensagens de homenagem ao FERNANDO LUIZ DE SOUZA, lidas pela garotinha Natália de Lagoa da Mata e do Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC/RN e amigo fiel do Fernando.

HISTÓRIA DA VIDA DE FERNANDO LUIZ DE SOUZA
Por Natália.
Mensagem para um grande amigo.

No dia 23 de novembro de 1972, nascia no Sítio Lagoa da Mata, município de Nova Cruz/RN, duas crianças gêmeas, seus pais o senhor Luis Fernandes e senhora, Maria Gomes.  Ficaram muito felizes com este lindo presente dado por Deus, e agradeciam a Deus a todo momento.

Receberam os nomes de José Luis e Fernando Luis, eram duas lindas crianças que todos amavam, mas bebezinho ainda o José Luis veio a falecer, ficando só o seu irmão, Fernando Luis, que cresceu cheio de muito amor com seus outros irmãos que vinham depois.  Elias, Lucia, Lucimar, Lucineide e seus pais.  Sempre muito inteligente e comunicativo, estudou no  da comunidade, onde fez seu 1º grau, trabalhou na agricultura sem nunca ter vergonha de dizer que era agricultor.  A alguns anos atras decidiu morar em Nova Cruz e foi lá que concluiu o 2º grau, trabalhou em serviço doméstico para sobreviver, trabalhou na fundação José Peixoto Mariano, onde ficou conhecido como Fernando da fundação, trabalhou muito.  Foi presidente da AMES - Associação Municipal de Estudantes Secundaristas - NOVA CRUZ/RN (2009/2012), da qual entidade era o atual presidente.

Sempre pronto a dar a mão para quem necessitava:  Suas irmãs, seus sobrinhos/as e amigos/as, ele queria viver em nossa cidade, mas não deu, em novembro de 2011 deixou Nova Cruz e foi tentar buscar dias melhores , para os seus, que ele sempre ajudou.  Estava atualmente morando no Rio de janeiro com 2 sobrinhos, Rudinel e José Roberto, dos quais ele era mãe e pai ao mesmo tempo.

Mas como não previa-nos o futuro, jamais imaginava-nos tal coisa, o pior veio acontecer.  No último dia 30 de setembro o nosso amigo Fernando Luiz, ou, Fernando da Fundação, sofreu um derrame cerebral e veio a óbito!

Perdemos um grande amigo, um filho maravilhoso, um irmão carinhoso, um tio acolhedor, uma pessoa que nunca deixou a gente baixar a cabeça e pensar em desistir.  Sua palavra era de força, fé e carinho, você meu amigo de fé, irmão camarada quero ti dizer neste momento, Naldinho como as vezes chamava-nos carinhosamente, um mês sem você...
Um mês de saudades...
De lembranças fortes, de recordação profundas.

O tempo que nos separa estão regado pelas lágrimas de saudades e mergulhando no silêncio das nossas orações.  Entre as flores o seu nome permanece como o mais bela herança.

Obrigado Fernando... pela sua existência entre nós.

Homenagem da Comunidade de Lagoa da Mata.  dos amigos/as e familiares.

2ª HOMENAGEM

FERNANDO LUIS

Não foi só uma pessoa comum, foi um filho maravilhoso para com os seus pais, um irmão amigo, compreensivo, carinhoso com suas irmãs e seus irmãos, amava e cuidava com muito carinho seus sobrinhos/as e muito amigo de todos seus familiares.

Foi uma pessoa simples, honesta, muito sincero, trabalhador, humilde, amoroso, cheio de amor no coração e muita fé em Deus.   Estava sempre disposto a ajudar o próximo.  Por isso, hoje é digno de ser lembrado por todos.  E está saudade só se faz menor porque sabemos que tem mais um anjo lá no céu intercedendo por nós, e é isso que nos consola e nos faz forte para suportar a saudade.

Lembraremos sempre de você, Fernando: não triste, mas com muita saudade e muito amor:

Há um fim que temos que aceitá-lo;
Há um adeus que temos que dá-lhe;
Há uma dor que temos que suportá-la;
Há uma tristeza que temos de superá-la;
Há uma saudade que não se leva, FICA;
Há uma lembrança que jamais se apagará.

Ti amamos muito, Fernando, descanse em paz.

Homenagem das irmãs, Maria da Luz, Maria Lúcia, Lucimar e Lucineide  e seus irmãos, Elias e Manoelzinho e demais familiares.

 ESTAMOS DE LUTO
 FERNANDO LUIZ DE SOUZA, IREMOS LEMBRAR DE VOCÊ SEMPRE SORRINDO 
 Diretoria  da AMES - 2011/2013
Fernando e Eduardo Vasconcelos no Rio de Janeiro (julho/2012)

FERNANDO LUIZ DE SOUZA - * 23/11/1972  + 30/09/2012
" Você meu amigo de fé, irmão camarada, cabeça de homem, mas o coração de menino "

MISSA DE 30º DIA DO FALECIMENTO DO NOSSO AMIGO, FERNANDO LUIZ DE SOUZA

FERNANDO LUIZ DE SOUZA - + 30/09/2012

Hoje, ás 19 horas na Capela de Santo Expedito, localizada do 8º Batalhão da Polícia Militar - 8º BPM - Nova Cruz/RN, será realizada a missa do 30º dia do falecimento do nosso amigo e presidente da AMES-NOVA CRUZ/RN, FERNANDO LUIZ DE SOUZA.

Padre, Adelson é quem celebrará a missa.

Os familiares do Fernando, agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CRIADA A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ALTO DE SANTA LUZIA - NOVA CRUZ/RN


 Comissão Provisória da Associação dos Amigos do Alto de Santa Luzia - AAASL-NOVA CRUZ-RN
 Momento da reunião de fundação da AAASL-NOVA CRUZ/RN

 Todos atentos as discussões

 Andressa Santos/AMES, foi quem secretariou a reunião de fundação da AAASL-NOVA CRUZ-RN
 Comissão Provisória pronta para alcançar voos + altos em prol da comunidade
Hoje a noite moradores/as do Alto de Santa Luzia - Nova Cruz/RN, deram um passo muito importante:  Criaram a Associação dos Amigos do Alto de Santa Luzia!

Entidade que terá como principal objetivo a defesa dos interesses da comunidade nas áreas de educação, saúde, assistência social, esporte, cultura, habitação, saneamento, calçamento, lazer e o principal: DIGNIDADE PARA VIVER!

Estiveram presentes na reunião representantes da AMES, ANE/RN e do CPC /RN: Andressa Santos e Andriele Costa - AMES; Maneize Felinto Santos - ANE/RN e Eduardo Vasconcelos - CPC/RN e CPC DA ANE/RN.

Pela comunidade do Alto de Santa Luzia estiveram presentes, Mércia Duarte, Valteíze da Silva Nepomuceno, Vera Lúcia de Lima, Raimunda Teixeira da Silva, Ana Cristina da Silva, Gerlane Valentim da Silva, Maria José Cipriano dos Santos, Thais Lima Fernandes, amanda Lima da Silva, José Jailson Cipriano Cipriano Bondade (PIPI), José Galdino da Rocha (Júnior), Valdicleide da Silva Nepocemuceno, Maria Luana da Costa Ribeiro Rocha, Luan da Costa Ribeiro e Aldo Henrique dos Santos Pereira.

Após as discussões foram unanimes pela criação da associação, marcando em seguida a próxima reunião para discutirem o modelo dos estatutos e marcando a Assembleia Geral para a aprovação do mesmo e eleger sua PRIMEIRA DIRETORIA para o dia 15 de dezembro do ano em curso na Escola Estadual Santa Luzia, ás 19 horas.

Todos os moradores/as fazem parte agora da Comissão Provisória da Associação dos Amigos do Alto de Santa Luzia - AAASL-NOVA CRUZ/RN, que irão encaminhar as próximas reuniões e coordenar a Assembléia Geral, José Galdino da Rocha será o responsável pela comissão, que assinará os documentos oficiais da recente criada associação.

todos agradeceram ao Eduardo Vasconcelos pelo apoio e aos demais diretores/as, convidando - os a continuarem participando das atividades da associação..

A Comissão Provisória da AAASL-NOVA CRUZ/RN, irão convidar mais moradores para se engajarem nesta luta que é de todos

ENTIDADES PARTICIPAM HOJE DE REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO BAIRRO DO ALTO DE SANTA LUZIA, EM NOVA CRUZ/RN


Praça do Açude Recreio no ALTO DE SANTA LUZIA (Foto na época da gestão de CID ARRUDA CÂMARA - 2001-2008)

Hoje ás 19h no auditório da Igreja de Santa Luzia, no bairro do alto de Santa Luzia - Nova Cruz/RN, representantes da AMES, ANE/RN, CPC DA ANE/RN e do CPC/RN, participarão de uma reunião com objetivo de Fundação a Associação do Amigos do Bairro do Alto de Santa Luzia.  Convidadas por vários moradores/as daquele pacato bairro para que as entidades desse "uma força" com relação a organização de uma entidade que os representasse de maneira digna, já que o bairro pelo fato de ficar "isolado" dos outros não muita assistência pública por parte dos gestores municipais.

Prontamente as entidades disseram que SIM, irão participar com o maior prazer!  Afinal em seus estatutos regem que elas (entidades) tem que apoiar as iniciativas das população em suas organizações.

O momento será de muita alegria já que os moradores/as do Alto Santa Luzia estão dispostos a se organizarem e irem a luta em prol de sua comunidade, lutando por mais assistência a saúde, assistência social, segurança, esporte e lazer, além de escolas com merenda de qualidade para os seus filhos, entre outros assuntos.

Desde já as entidades agradecem o convite e as mesmas farão de tudo para ajudar aquela comunidade e conclama os moradores/as novacruzenses a participarem desta importante reunião.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OFICIAL DA UNE EM DEFESA DA POLÍTICA DE COTAS


" UNE é luta, UNE é garra, UNE é CONQUISTA GARANTIDA!  " 

UNE EM DEFESA DA POLÍTICA DE COTAS
UNE comemora aprovação da Lei de Cotas e quer políticas de assistência estudantil para garantir permanência do estudante na universidade

A presidenta Dilma Rousseff sancionou no dia 30 de agosto a Lei de Cotas (lei 12.711/2012), que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.

A aprovação da lei é um passo inédito e transformador rumo à democratização da universidade, fruto de uma longa mobilização dos estudantes brasileiros e da união de forças entre movimento estudantil, educacional e negro em defesa da educação brasileira.

Junto com a aplicação da Lei de Cotas, a UNE reforça a importância de trazer para o debate outras questões relativas à democratização do acesso à universidade, como a assistência estudantil. “Só a política de cotas não resolve. Ela precisa vir acompanhada de um conjunto de medidas que prepara a Universidade brasileira para se democratizar”, explicou Daniel Iliescu, presidente da UNE.
Leia a Nota oficial da UNE em defesa da Política de Cotas

NOTA OFICIAL DA UNE EM DEFESA DA POLÍTICA DE COTAS E POR SUA IMPLEMENTAÇÃO COM QUALIDADE E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A União Nacional dos Estudantes (UNE) acompanha, com interesse e otimismo, os recentes debates sobre a universidade brasileira, defendendo irrestritamente as políticas públicas expressas pela Lei 12.711/2012, a lei das cotas, regulamentada pelo decreto presidencial do dia 11 de outubro. A ampliação do acesso à universidade, de forma a referenciar igualitariamente a sociedade em que se insere, combatendo as históricas injustiças sociais, raciais e permitindo o real desenvolvimento humano desta nação sempre nortearam as lutas da UNE em seus 75 anos.

A expectativa em torno do ambiente acadêmico é a da mais ampla efervescência criativa, que contemple uma diversidade única e característica de nosso povo. Uma instituição pública, gratuita, com qualidade deve trazer para o seu seio o trabalhador, o negro, o índio. É essa parcela, ainda à margem em um país secularmente excludente do ponto de vista social e racial, que poderá concluir o projeto de nação com o qual sonhamos, sem preconceitos e com oportunidades para todos.

Debater a diversidade e democracia dentro da universidade foi um dos principais objetivos da UNE, nos últimos meses, com a Caravana UNE Brasil+10, que percorreu 12 capitais de todas as regiões do país. A Caravana promoveu discussões em universidades públicas e privadas sobre o Brasil que a juventude almeja para os próximos 10 anos, quando comemora-se o bicentenário da nossa independência oficial. É consenso, dentro do movimento estudantil, que a verdadeira alforria do povo brasileiro passa pela transformação do ensino superior e da educação como um todo.

Por isso, a política de reserva de vagas nasceu dentro dos movimentos sociais, principalmente os espaços privilegiados de debates nos movimentos de juventude, negros, indígenas e estudantil. A matemática é simples, há um lastro de pobreza intensa e falta de oportunidades em razão da cor, ou como cantam os Racionais MCs em um trecho de sua clássica “Negro Drama”, “me ver, pobre, preso ou morto, já é cultural”.

A ação afirmativa por meio das cotas raciais, mais do que uma dívida histórica com os grupos massacrados pela escravidão, por genocídios e preconceitos, é a possibilidade de compor uma aquarela de saberes e conhecimentos no espaço acadêmico, trazendo ao país uma soberania referenciada por seu próprio povo, pela valorização de suas culturas, práticas e anseios para o futuro.

Porém, a política de cotas no Brasil, iniciada de forma pioneira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Estadual da Bahia, foi logo questionada por uma elite embebida de argumentos preconceituosos, desafiando a capacidade intelectual de um jovem negro ou índio, pobre, egresso da escola pública.

O excelente desempenho acadêmico dos estudantes que são beneficiados por esta política, no entanto, só reforçou sua qualidade, desbancando opiniões racistas, proto-fascistas e reacionárias. As cotas foram logo referendadas também por leis estaduais e por decisões de conselhos universitários. Mesmo antes da institucionalização dessa política, muitas universidades já haviam se atentado à importância de desenhar um novo ambiente acadêmico.

Em seguida, veio o reconhecimento unânime da constitucionalidade das políticas de ações afirmativas e da legitimidade das cotas raciais, proclamado pelo Supremo Tribunal Federal – STF, no dia 26 de abril de 2012, ao derrubar uma ação do partido Democratas (DEM) contra a Universidade de Brasília, a primeira federal do país a reservar 20% de suas vagas para autodeclarados negros e pardos.

“Os principais espaços de poder político e social mantêm-se inacessíveis aos grupos marginalizados, ensejando a reprodução e a perpetuação de uma mesma elite dirigente”, disse o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, relator da ação que julgou constitucional o sistema de cotas raciais.

Para enterrar de vez qualquer dúvida, o Senado aprovou a Lei 12.711/12 no dia 7 de agosto e a presidenta Dilma assinou, no dia 11 de outubro, o decreto que a regulamenta. Assim, a partir de 2013, universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia terão de reservar no mínimo 12,5% das vagas ao ingresso de estudantes cotistas. Ao longo de quatro anos, esse índice deve obrigatoriamente chegar a no mínimo 50%. Cabe lembrar e valorizar exemplos como o da Universidade Federal da Fronteira Sul que já conta com mais de 90% de estudantes oriundos da escola pública. Passa-se, a partir de agora, a questionar as instituições de ensino que não adotam tais políticas como um parâmetro de compromisso social e como um conceito contemporâneo de qualidade.

Todo esse caminho percorrido até a vitória se deu em plena greve dos docentes e técnicos administrativos e grande efervescência dos estudantes nas universidades federais. A mobilização do movimento estudantil pelas cotas tem acontecido junto à luta pela ampliação da assistência estudantil. Para além de aumentar o acesso, é indispensável garantir a permanência, com qualidade, desse novo contingente de alunos que chegam ao ensino superior.

No histórico 26 de junho, a UNE levou em marcha até o ministro da Educação Aloizio Mercadante uma pauta formulada em conjunto com mais de 50 Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) de universidade federais, reafirmada em audiência com a presidenta Dilma Roussef em agosto passado. O documento atentava para a urgência de elevar radicalmente o patamar de financiamento da assistência estudantil. Hoje, o plano para esse setor (PNAES) conta com R$ 500 milhões. O ministério já sinalizou um aumento imediato para mais de R$ 600 mi, mas a reivindicação estudantil é de um piso de R$ 750 mi em 2013. A luta continua para que possamos superar R$ 2 bilhões, o que significa multiplicar algumas vezes a verba para a reforma e construção de moradias estudantis e restaurantes universitários, além de aumentar o número e o valor das bolsas de permanência e de mérito acadêmico.

A política de cotas também requer um acompanhamento progressivo a cada ano, respeitando a autonomia das universidades que podem inclusive implementar políticas complementares. Torna-se importante uma política de propedêutica e a criação de programas de tutoria, com aulas de nivelamento e reforço pedagógico aos cotistas, ações inclusive já propostas pelo governo. A UNE defende a criação do Conselho Nacional de Acompanhamento da Implementação das Cotas e a formação de conselhos de apoio aos cotistas, no âmbito de cada IES com a garantia de representação discente.

O movimento estudantil, pelos percursos da história, ocupou o espaço de fiador de todas as maiores conquistas coletivas da nossa sociedade civil. Em diversos momentos, a UNE defendeu medidas para o fortalecimento da democracia popular que enfrentaram a resistência dos setores conservadores e sectários.

Ao defender irrestritamente as cotas nas universidades e a ampliação da assistência estudantil, a UNE reforça a reforma da universidade e da educação brasileira como sua principal bandeira neste século 21. Prova disso é a larga e unificada campanha do movimento estudantil brasileiro em defesa dos 10% do PIB para a educação e pela vinculação à educação de 100% dos royalties e 50% do Fundo Social do Pré-Sal.

Pelo seu caráter de abrangência, mobilização nacional e principalmente unificação de todo o movimento, a campanha dos 10% conecta-se com a luta das cotas e sua capacidade de criar a unidade na diversidade. Está sendo assim também na luta pelo passe livre dos estudantes nos transportes, na defesa da regulamentação da educação privada, nas batalhas diárias de cada CA, DA ou DCE desse país pela melhoria de sua realidade local.

Orgulhosa de fazer parte desse novo capítulo da historia brasileira, a União Nacional dos Estudantes reitera a sua total defesa das políticas de ações afirmativas e acredita em um processo de transformação nacional emanando de dentro das universidades, de norte a sul, valorizando o talento e a pluralidade da juventude e seu poder criativo, igualitário, comprometido com um país mais justo, solidário e positivo.

Há apenas 10 anos do bicentenário da independência oficial do Brasil, a UNE acredita firmemente na política de cotas como mais um instrumento para levar-nos à virada de nossa própria história. Como disse o ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto, em voto favorável às cotas “os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte”.

E é isto o que está sendo feito.

Vamos à luta.


União Nacional dos Estudantes
22 de outubro de 2012

PRESIDENTE DO CPC/RN PROMOVEU REUNIÃO COM LIDERANÇAS ESTUDANTIS E CULTURAIS EM BAÍA FORMOSA/RN

 Jovens prontos para encarar novos desafios em prol da cultura e educação
 Juventude rebeldia!
Ontem a noite o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Eduardo Vasconcelos reuniu-se com lideranças culturais e estudantis para deflagarem o movimento de organização para participaem de eventos promovidos pelas entidades, ANE/RN e CPC/RN, além da futura criação de uma entidade cultura e desportiva nnquela cidade.

Eduardo após esclarecimentos da importância da juventude no meio cultural, desportivo e educacional, conclamou-os para juntar-se aos dezenas de diretores/as que encampam a luta pelo resgate da cultura no estado do RN, além de convidá-los para participarem da Conferência Livre de Cultura, que ocorrerá no mês de novembro, além do I Encontro Estadual do Orgulho Negro, que ocorrerá dia 20 de novembro em Nova Cruz.

Os presentes acharão legal a iniciativa do CPC e da ANE e decidiram abraçar a causa, tornando-se multiplicadores/as da luta em prol da cultura, do esporte e da educação no estado.

No final marcou-se uma nova reunião para o inicio de novembro no Mercado das Artes com maior número de jovens artistas.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PRESIDENTE DO CPC/RN ESTÁ EM BAÍA FORMOSA/RN

Eduardo Vasconcelos em Baía Formosa/BF

 O SOL DE LASCAR!
 Praia da Cacimba - O Mar cobriu as pedras, é a NATUREZA!
 Guardas SOL para amenizar o CALOR, mas antes de uma LOURA GELADA ou uma ÁGUA DE COCO
 Praia do Pontal

 Mar tranquilo nesta quinta-feira
 Refúgio do nosso amigo, Zé
 Casinha para alugar
 Pontal, boa para prática de SURF


 Chalé Mar
 Prefeitura de BF TRABALHANDO - CALÇADÃO - PRAIA DO PONTAL
 Casa de Carla Ubarana, era verde, hoje é seca
Pois é, Baía Formosa é linda, é pura, é mar, é praia, mas também é mobilização, organização e LUTA!

Estamos mobilizando a galera do SURF e os estudantes para participarem das nossas atividades, como por exemplo:  A  Assembléia da ASSURF - Associação dos Surfistas Formosenses, que ocorrerá dia 17 de novembro, ás 19h hs E. M. João Anacleto Filho, onde aprovaremos os estatutos e eleição da primeira diretoria da ASSURF.  Também estamos mobilizando os estudantes das Escolas Paulo Freire, Águida Sucupira, Manoel Germano, entre outras para participarem da Conferência Livre de Juventude, que ocorrerá dia 18 de novembro, ás 9h no Auditório da Câmara de Vereadores de Baía Formosa, além da participação deles no nosso I ENCONTRO ESTADUAL DO ORGULHO NEGRO, que ocorrerá dia 20 DE NOVEMBRO - Dia da Consciência Negra - Em Nova Cruz/RN.

Depois dessas mobilizações não custa nada apreciar as maravilhas de BF:  Suas praias!