SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

18ª REUNIÃO DA COMISSÃO EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN SAI FORTALECIDA E ENTIDADES TRAÇAM ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER A LUTA

 Reunião cada vez intensa na busca de seus objetivos: CONQUISTAS
 18ª Reunião sempre coeso nas definições das lutas em prol dos campus
 Confraternização para desopilar!
Hoje a noite a 18ª Reunião da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN com as entidades AMES, ANE, CPC/RN e CPC DA ANE/RN foi bastante proveitosa recebendo inclusive reforço de alguns alunos da E. M. Nestor Marinho e aprovaram estratégias no intuito de avançar ainda mais na luta em prol dos Campus da UERN  e UFRN, além de formarem a comissão que irá tirar os delegados que participarão dos Congressos da ANE/RN, dia 15 de junho em Santa Cruz e da AMES, dia 23 na E. M. Nestor Marinho, Nova Cruz como também intensificar o Abaixo Assinado nas escolas, no comércio e nas repartições públicas onde solicitam Audiência com a Governadora, Rosalba Ciarlini para tratar da transformação do Núcleo da UERN em CAMPUS.

A comissão decidiu uma nova reunião próxima terça-feira, 04, ás 9 horas da manhã na E. E. Alberto Maranhão, além de participarem das reuniões pró grêmios nas escolas Joanita Arruda, terça á noite, 19h e no Rosa Pignataro na quarta-feira, 5 em todos os turnos para tirarem os delegados para os congressos e encaminharem o processo eleitoral das eleições dos grêmios nas respectivas escolas.

Após a reunião todos foram ao churrasquinho do sinal se confraternizarem em união as próximas lutas.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MAIORIDADE PENAL SERÁ TEMA DE DISCUSSÃO NO 53º CONUNE

Encontro acontecerá nesta quinta feira, 30, com presença de parlamentares e entendedores do assunto
A partir de que idade uma pessoa deve ser responsabilizada por um crime e ir para a prisão? Atualmente, a idade prevista por lei é 18 anos. Alguns defendem que a maioridade penal deve ser reduzida para 16 anos, outros acreditam que isso pode piorar ainda mais a situação e desviar a atenção principal, que é diminuir a criminalidade.
Nesta quarta-feira (30/05), às 14h, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), essa questão ganhará foco em uma das mesas de debate do 53º Congresso da UNE. A discussão em torno do tema entrou na pauta nacional após recentes casos de homicídios cometidos por menores de idade.
O encontro contará com a participação do deputado estadual pelo PDT-RS, Vinicius Ribeiro; da deputada federal pelo PCdoB-MG, Jô Morais; e do membro da Consulta Popular (CP), Ricardo Gebrim.
De acordo com o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o debate tem o objetivo de promover uma reflexão aprofundada sobre o tema e colaborar na elaboração de propostas para conter o avanço da criminalidade entre crianças e adolescentes.
“Essa discussão não pode ficar restrita ao problema da maioridade penal. Precisamos avançar e trabalhar na construção de políticas públicas efetivas, capazes de prevenir a disseminação da violência”, defendeu o presidente.
Discussão foi potencializada pela mídia após a morte do jovem Victor Hugo
 No mês de abril, uma tragédia abalou o Brasil. O estudante Victor Hugo Deppman, de 19 anos, foi morto por um assaltante na frente do prédio onde morava. O crime chocou não só pela banalização da vida – Victor Hugo entregou o celular ao criminoso e não reagiu –, mas também pela constatação de que a tragédia poderia ter acontecido com qualquer outro jovem.
 Esse capítulo da violência em São Paulo ganhou atenção especial da mídia por um detalhe: o criminoso estava a três dias de completar 18 anos. Após o ocorrido, outras matérias com crimes envolvendo menores de idade foram expostas e analisadas e mais de três emendas exigindo a redução da maioridade penal chegaram ao Congresso.
“O que chama a atenção é maneira como a grande mídia cobre essas tragédias. A maioria das matérias que vemos nos veículos tradicionais só reforçam uma característica do Brasil que eles mesmo criticam: somos o país do imediatismo. A cada crime brutal cometido por um adolescente, discutimos os efeitos da violência, mas não as suas causas. Discutimos como reprimir, não como prevenir” explicou mais uma vez Daniel Iliescu.
Essa tema, que será discutido no Congresso, em Goiânia, faz parte do ciclo de debates “ Brasil +10, um programa para avançar nas transformações”.
SERVIÇO
 O que? “A questão da maioridade penal e a luta pelos direitos civis no Brasil”
Quando? Quinta-feira, 30 de maio, a partir das 14h
Onde? Praça da Juventude, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Patricia Blumberg

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SME DE NOVA CRUZ PROMOVE AMANHÃ, 21, ÁS 9 HORAS SUA CONFERÊNCIA NO AUDITÓRIO DO IFRN


Amanhã é o dia "D" da educação do município de Nova Cruz, pois a Secretaria Municipal de Educação - SME promoverá sua Conferência Municipal de Educação, que ocorrerá no Auditório do Campus do IFRN, ás 9 horas, cujo temas a serem abordados serão: "PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME, na Articulação do SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO e na oportunidade, será apresentado os eixos temáticos da CONAE 2014 - CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, onde também escolherá os delegados e seus respectivos suplentes por segmentos.

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz/RN, através da Secretaria Municipal de Educação desde já CONVIDA a toda a sociedade para participar deste momento tão importante, que a EDUCAÇÃO!

Com certeza as entidades AMES, ANE/RN, CPC/RN e CPC DA ANE/RN estarão presentes, além dos membros da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN.

sábado, 18 de maio de 2013

COMISSÃO EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN SAI FORTALECIDA NA LUTA PELOS CAMPUS EM SUA 16ª REUNIÃO


 Comissão foi decisiva nas ações futuras
 Galera jovem discutindo o rumo da luta em prol da educação e da cultura
 Ricardo vem sendo um dos eixos de exemplo na luta da juventude
Um SHOW a parte, Jacilene e Lucas
 Abson, Aldo e Valmir, juntos com o mesmo objetivo
 Um SHOW cultural a parte, dinamizando as discussões
 Uma comissão com sabor de VITÓRIA!
 Lucas, descobrindo novos talentos
Hoje a 16ª Reunião da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, juntamente com as entidades AMES, ANE/RN, CPC/RN, CPC DA ANE/RN e AAASL foi decisiva para o engajamento da luta pela educação e concretização dos eventos para o desenvolvimento concreto da consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

No inicio dos informes, o coordenador, Eduardo Vasconcelos informou que brevemente haverá Audiência Pública sobre a Extensão da UFRN e que as entidades estão representadas dentro dos Conselhos Municipais do FUNDEB e das Cidades, conquistas da juventude através das suas representações de classe.

Participaram 30 jovens dispostos a contribuírem para o enfrentamento que a luta requer, por exemplo foi aprovado que as entidades e comissão fará emergencialmente um Abaixo Assinado colhendo 5 mil assinaturas, solicitando a Governadora Rosalba Ciarlini Audiência para discutir a transformação do Núcleo da UERN em CAMPUS!, além dos congressos da ANE e da AMES, que acontecerá dias 15 e 23 de junho respectivamente, o primeiro na cidade de Santa Cruz e o outro em Nova Cruz, foi aprovado também que no dia 7 de junho aniversário da ANE, 10 anos que haverá uma festa de confraternização na Clube do Povo (Mercado Público), dia 11 de agosto o Festival da Canção Estudantil e dia 31 de agosto o aniversário da AMES, 19 anos! E por último as entidades, juntamente com a comissão fortalecerá as reconstruções dos Grêmios Estudantis nas principais escolas de Nova Cruz.

Após aprovação de todas essas propostas foi criadas comissões para desencadear os processos de encaminhamentos dos congressos da AMES e ANE, além da estruturação dos eventos a serem desencadeados em datas previamente estabelecida na reunião.

Foi marcada uma nova reunião para o próximo sábado, 25, ás 9 horas na Escola Estadual ROSA PIGNATARO.

No final a dupla do Pró Jovem, Lucas e Jacilene deram o SHOW a parte.

A luta apenas está começando!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

EM 7 ESTADOS, MAIS DA METADE DOS CONTRATOS DE PROFESSORES SÃO TEMPORÁRIOS


Dados
Em média, três em cada dez contratos nas redes estaduais são temporários, de acordo com o levantamento. As outras modalidades possíveis, segundo o Censo, são: efetivo (concursado ou estável), terceirizado ou em regime de CLT. Professores com contratos temporários não têm estabilidade e possuem menos direitos que os efetivos e concursados. O alto índice de professores temporários prejudica o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas e o desempenho dos alunos, segundo especialistas.
Segundo o levantamento, em outras 15 redes estaduais o número de contratos temporários representa de 45% a 20% do total de contratações. Em quatro Estados, o percentual varia de 18% a 14%. O Rio de Janeiro apresenta o índice mais baixo de contratações temporárias, com 3,5%.
Segundo o promotor de Justiça, João Paulo Faustinoni e Silva, a regra constitucional geral é a de contratação de professores por concurso público. “A Constituição, todavia, admite a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Como a própria norma afirma, não há número razoável para tais contratações, pois devem ser excepcionais e temporárias”, diz o promotor.
POLÍTICA PERMANENTE
Luiz Carlos Novaes, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avalia que sempre haverá professores temporários em qualquer rede. “Os professores se aposentam, saem para estudar, entram em licença maternidade ou licença médica. O índice é aceitável desde que seja temporário. A existência do temporário na rede deve ser transitória, mas não é. Além de ser permanente, ela ainda cresce”, diz Novaes.
Para Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), os números mostram que a contratação de temporários passou a ser uma política de pessoal permanente.
Alavarse acredita que a redução desse percentual pode ser obtida com um “simples controle” da realização de concursos, por meio da previsão de aposentadorias e situações como licenças médicas e afastamentos. “Não deveria ter nenhum temporário, porque a necessidade de reposição é previsível”, afirma o professor da USP.
As redes estaduais de ensino possuem mais contratos temporários de professores do que as redes municipais. No geral, 31,3% dos contratos das redes estaduais são temporários; já nas redes municipais, o número cai para 25%.
OUTRO LADOQuestionadas pelo UOL, apenas sete das 27 secretarias estaduais de Educação comentaram os percentuais. De modo geral, elas divergem dos números do Censo ora alegando erro de informação por parte das escolas (cada escola informa os dados diretamente ao MEC) ora criticando a defasagem dos números (que foram coletados em maio de 2012). Veja, neste link, as respostas das secretarias.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

POR DENTRO DO MINISTÉRIO - LITERATURA


Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para a quarta edição da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução, editada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura.
 Poderão ser inscritos os primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética, além de obras não ficcionais. Todos os trechos devem ser de trabalhos brasileiros já lançados no Brasil.
Serão escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial da revista, que tem periodicidade trimestral em sua versão on-line e dois números impressos por ano, com circulação internacional. O objetivo é difundir e estimular a publicação do livro brasileiro no exterior.  Os trechos inscritos deverão ser enviados já com tradução para o inglês ou para o espanhol.
Textos
Poderão ser inscritos trechos de obras de literatura e humanidades, especialmente dos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, livro-reportagem, ensaio literário, ensaio de ciências sociais e ensaio histórico. Os textos devem ter no máximo 15 mil caracteres (sem contar os espaços) e formato Word.
Os textos precisam ser dirigidos para o e-mail mamagazine@bn.br. Em caso de dúvidas, escrever para o mesmo endereço eletrônico ou telefonar para (21) 2220-2057 ou (21) 2220-1994.
A revista é editada pela FBN em coedição com o Itaú Cultural e parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, além do Itamaraty.
Entre aqui e saiba todas as orientações.
(Fonte: FBN/MinC)

DRAMATURGIA - BRASIL EM CENA


Os interessados em participar da sexta edição do projeto ‘Seleção Brasil em Cena' têm prazo até o dia 20 de maio para fazer suas inscrições. Podem concorrer brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados. A temática é livre.
A promoção do concurso é do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O objetivo principal é fomentar a literatura dramática nacional, a partir do surgimento de novos autores na área da dramaturgia.
Uma comissão julgadora vai selecionar 12 textos, os quais passarão por dois ciclos de leituras dramatizadas, em Brasília e no Rio de Janeiro. Desse total de textos, dois vencerão o concurso (um em cada cidade). Os votos serão dados por diretores e pelo público.  
Os dois autores vencedores serão premiados com a encenação de cada um dos textos nos teatros do CCBB/Rio de Janeiro e Brasília. Não há limite para a quantidade de textos inscritos por candidato.
Entre na página do CCBB para acessar o regulamento e a ficha de inscrição.
(Ascom/MinC)
(Fonte: CCBB)